sexta-feira, 15 de julho de 2016

Sexo na adolescência e suas consequências


                                                                                              Componentes do grupo:

                                                                                                                               Adriany Ribeiro
                                                                                                                          Eliabe Ramon
                                                                                                                                Emily Karolina
        Ingrid Argolo
        Michele Alves
        Rilare Venâncio


A adolescência é um período da vida meio conturbador, dada as transformações físicas e emocionais, em que a “criança”, cresce, não só fisicamente como também mentalmente, essa é uma das fases em que temos que ter maturidade e responsabilidade, adquiridas com uma boa conversa. A transformação do corpo de uma criança para o de um adolescente é chamado de “puberdade”, é quando começam as mudanças do corpo. As mudanças no corpo feminino vem com a chegada da primeira menstruação, e com isso vem também aumento nos seios, crescimento de pelos em várias regiões do corpo, inclusive na região intima, mudança de voz, a cintura fica mais fina e outros. Já os meninos tem como principal característica o desenvolvimento dos testículos, o aumento do pênis, o crescimento de pelos pubianos, mudança de voz, crescimento de sua altura e outros. Essa fase em que os hormônios estão a flor da pele traz aos adolescentes a vontade de novas experiências, e é ai que começa o problema.

A falta de informação e conhecimento sobre alguns assuntos como o “sexo” faz com que os adolescentes hajam de maneira errada e muito precipitada, gerando assim problemas talvez irreversíveis, como a gravidez indesejada e as famosas DST’s (Doenças sexualmente transmissíveis). As DST’s são causadas quando ocorre o sexo sem preservativo que acaba gerando-as, algumas, se forem descobertas logo cedo, podem diminuir com o tratamento, mas outras como a AIDS, que ainda não possui nenhum tipo de cura e que se não for tratada pode se agravar e levar o/a portador(a) a morte.


Hoje em dia os jovens são beneficiados com diversos programas de saúde que disponibilizam métodos contraceptivos, mais comuns os preservativos e pílulas anticoncepcionais. As relações sexuais estão cada vez mais presente no dia-a-dia dos jovens, com isso aparece também diversos problemas familiares, escolares e até mesmo sociais. Algumas famílias acabam não aceitando a gravidez precoce, muitas vezes a adolescente chega a sair de casa, e então que aparece outro problema, as jovens largam os estudos para cuidar dos filhos e sem apoio familiar ou até mesmo do pai da criança e sem nenhuma condição financeira muitas delas acabam abandonando os bebes, outro caso muito frequente no mundo principalmente no Brasil, tudo isso por falta de informação e de responsabilidade. E se não bastasse todos esses problemas os jovens adquirem doenças talvez irreversíveis sem nenhum tipo de cura, algumas que se não forem tratadas podem levar a morte. O sexo ainda enfrenta um tabu muito grande na sociedade, apesar de estar frequente no cotidiano de muitos jovens, ainda é visto por algumas pessoas como algo errado, não existe nenhum tipo de regra ou proibição, as únicas pessoas que podem interferir são eles mesmos, é necessário que o jovem tenha consciência e maturidade para lidar com esse assunto. Para evitar incidentes como estes citados no texto, os jovens deveriam ter uma orientação sexual reforçada, explicando a importância dos preservativos e o quanto começar a vida sexual precocemente pode causar problemas, tanto nas escolas como também em suas casas, deve ser comentado sobre o assunto, pois uma boa educação pode mudar muito a vida de cada um deles.


Referências:


http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/5020/-1/adolescencia-e-as-primeiras-experiencias-sexuais.html


http://oficinadepsicologia.com/adolescencia-e-o-despertar-sexual


Nenhum comentário:

Postar um comentário