sexta-feira, 15 de julho de 2016

A mídia e a exposição da imagem da mulher

C.E.P.E.S.F
Data: 15/07/2016
Série: 2º D-V
Alunos
Cleiton Santos
Gabriel Chaves
Luidy Carvalho
Thiago Veloso
Valéria Pinheiro

A mídia e a exposição da imagem da mulher

Desde a antiguidade à mulher sempre foi tratada como um ser submisso e “inferior” ao homem, isto mostra-se evidente se analisarmos o papel designado à mesma na sociedade antiga. A exemplo, a Grécia antiga berço da democracia ocidental. Segundo Daniel N. Frias, graduado em licenciatura plena em história pela CEUCLAR:
“A condição social e política da mulher da Grécia antiga se diferem largamente dos direitos conferidos aos homens de tal sociedade. Elas não eram consideradas cidadãs e do mesmo modo, ocupavam uma posição de inferioridade social em relação aos indivíduos do sexo masculino. Destarte, tal relação de desigualdade corroboraria por atribuir às mulheres atividades direcionadas, em geral, as tarefas domiciliares e a procriação”.

Fica notória a exclusão da mulher nos meios de influência política e social, na antiguidade. Contudo, em algumas sociedades atuais, esta realidade mantem-se em vigor, com respeito a alguns países do globo, onde os dogmas da inferioridade feminina estão em vigência até os dias atuais. Há de destacar-se, de modo primordial, o papel da mulher nos países ocidentais, onde, a luta de gênero como é a chama da história, é tão importante quanto a luta de classes. Atualmente é de extrema importância analisar a influência da mídia com instrumento de propagação das idéias de cunho machista e, o estereótipo da imagem feminina na sociedade brasileira. No Brasil, os direitos feminista fez-se valer com maior fluidez, a partir da década de 1960, e nos países mais ao norte, houve a conquista mais cedo, isto porque, teve à necessidade de empregar mulheres (por conta das duas guerras mundiais), em funções, até então, de caráter masculino. Já no Brasil, houve aperfeiçoamentos nos direitos femininos com passar dos anos, a exemplo, lei Maria da Penha.

Atualmente o maior problema enfrentado pelos movimentos feministas brasileiros, além da “persistência da violência” física a mulher, é a denigração da imagem feminina perante os meios midiáticos-publicitários. Isso porque, é cada vez mais frequente o retrato distorcido da mulher brasileira com caráter elevado à sexualidade do corpo feminino. Isso ocorre porque, “a televisão é comercial, ela precisa seduzir o seu público para seus anunciantes, então a medida em que um anunciante compra um espaço, não só coloca seus anúncios de uma maneira compatível com seus produtos” Como afirma a revista O Professor. O papel das propagandas está intimamente ligado a exposição sexual da imagem da mulher, pois a mesma, além propagar a idealização de um “corpo perfeito” como padrão a ser seguido, associa às mulheres como objetos de “prazer” masculinos, isto mostra-se evidente em propagandas de cervejas e outros produtos do gênero. Logo, em uma antítese, mulheres mais desprovidas de beleza, são associadas a utensílios de limpeza, como reflexo de uma “sociedade machista”, isto é, como manda os “bons costumes”, “lugar de mulher é em casa”. 

Em um país onde a maioria populacional é feminina, as conquistam de seus direitos e de modo ainda “tímido”, pois a doutrinação machista começa desde a infância, ou seja, tem de haver uma mudança cultural. Contudo, ainda falta muito para que a igualdade de gênero venha ser realidade, pois: “As mulheres ganham, em média, 70% do salário dos homens pelo mesmo trabalho. Isso quer dizer que quando eles ganham mil reais, elas ganham 700. As mulheres também são minoria em cargos de chefia e pouco presentes em áreas de atuação tradicionalmente masculinas” como afirma, Adriana Carvalho. Ou seja, ainda há muito para as mulheres conquistarem, principalmente no campo político para que a sociedade venha ser igualitária não só nas questões de gêneros mais como um todo. Porém, os primeiros passos já foram dados.


REFERÊNCIAS: 
Frias, Daniel N. "Café com filosófia", mais informações disponível em>  
https://filosofojr.wordpress.com/2012/08/23/a-mulher-da-grecia-antiga-e-possiveis-aspectos-da-cultura-grega-na-contemporaneidade/
 O emprego das mulheres em fábricas no esforço de guerra, mais informações disponível em>
 Lei Maria da Penha grande conquista para as mulheres, mais informações disponível em>
 Revista o professor, é espaço on-line dos professores do ABC. Mais informações disponível em>
 Adriana Carvalho, escritora do site: educar para crescer. Mais informações disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário